Nenhum resultado encontrado.
Bataguassu

Dr. Éder diz que falta de transição levou saúde ao caos e revela que Akira não procurou médicos

Foto: Adilson Selvano

Em tom de desabafo o vereador e médico no município, Dr. Éder (Podemos), rebateu publicamente o prefeito Akira Otsubo (MDB), durante sua palavra livre na sessão desta segunda-feira (8), na Câmara Municipal de Bataguassu. Segundo o vereador, o prefeito – que tentou justificar a falta de médicos e especialistas, culpando a gestão passada – durante sua fala na Sessão Solene do dia 1º de fevereiro, não organizou em conjunto com sua equipe uma transição adequada da saúde do município, sendo este, segundo ele, fator principal que motivou os problemas na saúde pública do município atualmente.

“Eu vim aqui de certa forma responder a sessão solene, que teve a presença do prefeito Akira Otsubo, que mencionou que a saúde foi pega em colapso. Eu me vejo na obrigação de responder essa questão, porque eu fiz parte da saúde, e ainda faço. Acredito que faltou uma equipe de transição adequada para saber quais médicos estariam de férias, de licença médica, ausentes e os que nem se quer foram tomados em conta para uma recontratação – médicos estes, que estavam presentes no pronto socorro de saúde municipal 10 em minutos após serem chamados –  dispostos para atender a qualquer solicitação”, disparou Dr. Éder.

Ainda respondendo os comentários feitos pelo prefeito Akira Otsubo, Dr. Éder continua rebatendo o chefe do Poder Executivo “Ele (Akira Otsubo) falou de médicos que estavam de férias, e criticou que não estava havendo colaboração. Dois médicos estavam de férias; um deles se abdicou para retornar ao trabalho, e outros estavam de licença médica de maternidade. Quero aqui dizer que médico também é ser humano; médico não é super-herói. Podemos dizer que no Brasil, não só médicos, mas também enfermeiros, auxiliares e técnicos. Só durante a pandemia foram perdidos mais de mil profissionais de saúde por conta da Covid-19, então hoje se a saúde está em colapso, não é só por conta da administração passada como foi acusado. Eu recebo diariamente ligações de colegas enfermeiras perguntando ‘o que devemos fazer? Chamamos o ginecologista, mas ele não está na cidade’. Há 60 dias atrás estavam, porque tínhamos médicos de prontidão no Pronto Socorro, ou em qualquer área do hospital, Santa Casa de Bataguassu”, disse Dr. Éder.

O médico ainda comenta sobre as constantes desculpas para o inicio turbulento da gestão Akira ” Nós devemos parar de fazer desculpas para o fracasso inicial e começar a ter ações para reconstruir essa saúde. Recebo ligações dizendo que nem mesmo estão marcando exames de ultrassom, e existem aparelhos de última geração na secretaria municipal de saúde, mas falta profissionais para manejá-los. Nós devemos deixar de dar desculpas e tomar ações para que não sejam mais perdidas vidas de crianças ou gestantes e fetos”, relatou Dr. Éder.

Seguindo seu posicionamento, Dr. Éder cita conversa que teve com o prefeito Akira, antes da posse, onde cita que diziam ter uma equipe de saúde formada.

“Eu tive uma reunião com o Akira antes da posse e lá estavam presentes outros representantes que bateram no peito para dizer ‘Eu tenho uma equipe pronta para a saúde de Bataguassu’, e cadê essa equipe? Não existe! Nós perdemos dois ginecologistas que viviam na cidade; um deles aguardou, esperou ser chamado, e foi ignorado, assim foi embora. Uns falam de precipitação; não foi precipitação! A eleição foi no dia 15 de novembro. No dia 16 já era para estarem manifestando quem seriam os contratados, quem ficaria e quem não ficaria. Quanto a isso, eu venho aqui perguntar quem é que está cuidando da saúde de fato? Esse alguém está realmente ajudando ou está atrapalhando?”, finalizou Dr. Éder

Finalizando o vereador ainda disse que não existe torcida contra a administração “Falam que estamos torcendo contra a administração, para que vire um ruína um fracasso. Não, não estamos. Porque do jeito que está indo, nem de torcida vai precisar. O fracasso é eminente. Então Akira, peço que o senhor tome atitude, vista a calça de prefeito, coloque em ordem, faça a sua parte, sem precisar de opiniões alheias, que visivelmente não querem o bem da administração” finalizou Dr. Éder.

Jornal Produção - Todos direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem 4visualweb.

To Top