Nenhum resultado encontrado.
Bataguassu

Criança morre em Bataguassu causando grande comoção nas redes sociais; prefeitura nega negligência no caso

Com informações de: Jornal Notícias em Rede e Jornal Cenário MS

Foto: Assecom / Prefeitura de Bataguassu

Uma criança de 1 ano e 3 meses de idade, morreu na quarta-feira (03), após sofrer uma parada cardiorrespiratória, no Pronto Socorro da Santa Casa Municipal de Bataguassu. O fato comoveu a população que cobrou explicações sobre uma suposta falha no atendimento realizado pela saúde pública do município. 

Nas redes sociais parentes e amigos da família alegam demora no atendimento. Segundo a prefeitura não houve negligência.

De acordo com informações apuradas, a criança teria passado mal no domingo, dia 31 de janeiro. No Pronto Socorro da Santa Casa ela foi atendida e inicialmente diagnosticada com suspeita de Caxumba, sendo medicada e liberada

Na terça feira, dia 02, a mãe fez uma postagem no Facebook reclamando da falta de um especialista de pediatria de plantão disponível fora do horário comercial e nos finais de semana. “Uma observação, uma vergonha a Santa Casa de Bataguassu não disponibilizar um pediatra pra atender crianças fora de horário, o mais certo é ter o clínico e o pediatra,” escreveu.

Devido ao agravamento do quadro clínico da criança, ontem (03), a mãe à levou até o Posto de Saúde no Jardim São Francisco, e após consulta foi encaminhada com urgência ao Centro de Especialidades médica para atendimento com um médico especialista em pediatria.

No local ela foi informada que teria que agendar o atendimento. Revoltada ela fez uma outra postagem divulgando sua situação pelo e clamou por atendimento. Logo em seguida, ela foi atendida por uma médica pediatra que a encaminhou ao Pronto Socorro, onde a criança veio a óbito.

Vereador cobra esclarecimentos

O vereador Cleyton Silva (PODEMOS) através de suas redes sociais se posicionou sobre o assunto e também cobrou esclarecimentos do poder executivo.

“Na semana passada (29/01) protocolei requerimento pedindo explicações e documentos ao Poder Executivo sobre às acusações de negligência do Pronto Socorro Municipal. Infelizmente não houve, ao menos, uma nota oficial por parte da municipalidade para explicar o ocorrido. Hoje, nossa cidade amanhece mais uma vez enlutada e com mais uma acusação de negligência em face da saúde municipal. Nada mais poderá amenizar a dor destas famílias, todavia, como fiscalizadores do executivo devemos agir para que nenhum caso mais possa acontecer. Todos os Poderes devem se unir para ofertar uma saúde pública com qualidade e, sobretudo, confiável e pautarei minha atuação neste sentido. Espero que tenhamos as respostas sobre estas duas acusações de negligência e aguardo o envio das informações solicitadas por mim o quanto antes”, disse Cleyton.

Prefeitura diz que não houve negligência

Em nota a Prefeitura de Bataguassu negou negligência e ressaltou que todo o atendimento necessário foi prestado a paciente.

Leia a nota na integra.

A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde vem a público esclarecer o falecimento de uma criança, de 1 ano, 3 meses e 29 dias, do sexo feminino, ocorrida ontem, dia 3 de fevereiro, no município.

De acordo com levantamento realizado pela pasta referente ao caso e através dos registros dos atendimentos médicos, a criança foi atendida inicialmente dia 31 de janeiro, no Pronto Socorro Municipal e apresentava estado febril e um edema em face lado direito, data em que foi atendida, medicada e liberada pelo médico plantonista após suspeita de parotidite (caxumba).

A mãe procurou atendimento novamente ontem, dia 3 de fevereiro, às 9h18, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Jardim São Francisco e foi atendida pelo médico da unidade, que encaminhou a paciente para atendimento pediátrico no Centro de Especialidades Médicas (CEM), que ocorreu às 10h35.

A pediatra, por sua vez, atendeu a criança e orientou a mãe sobre a necessidade de encaminhá-la para internação hospitalar no Pronto Socorro, solicitando a realização de exames diversos.

A mãe se apresentou para internação da criança no Pronto Socorro às 12h46 da mesma data [03/02], onde houve plena assistência à paciente, seguindo prescrição médica.

Após a internação e a realização de exames, que apresentaram quadro de anemia, suspeita de parotidite (caxumba) e início de crise convulsiva, a médica pediatra plantonista foi solicitada no local para acompanhamento do caso.

A pediatra de plantão, por sua vez, deu início aos procedimentos e viu a necessidade da presença da outra pediatra que havia realizado o primeiro atendimento à criança no Centro de Especialidades Médicas, que veio prontamente para atendê-la.

Foi necessária a remoção da criança do quarto de internação para a sala de emergência. A paciente apresentou parada cardiorrespiratória, foi realizada manobras de reanimação pela equipe médica presente, porém, sem sucesso, e a criança evoluiu a óbito às 17h05.Continua depois da publicidade

Houve coleta do teste rápido para Covid-19, que apresentou resultado negativo. O exame de RT – PCR também foi coletado e encaminhado amostra para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS), em Campo Grande.

A Prefeitura de Bataguassu presta condolências aos familiares e amigos da criança devido à perda precoce, porém, ressalta que todo o atendimento necessário foi prestado a paciente. A administração municipal também disponibilizou equipe para a assistência da família.

Jornal Produção - Todos direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem 4visualweb.

To Top