Nenhum resultado encontrado.
Bataguassu

Caravina rebate prefeito sobre obras na estrada boiadeira

Com informações de: Notícias em Rede

Fotos: Cedidas

O ex-prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), rebateu a informação da Prefeitura de Bataguassu de que a obra de contenção de águas pluviais na estrada Boiadeira, no trecho que liga a rodovia MS-395, executada na sua gestão tenha sido entregue com falhas.

No final de janeiro deste ano, parte da barreira de contenção rompeu e a enxurrada levou a estrada a deixando intransitável. O atual prefeito, Akira Otsubo (MDB), alega que “problemas técnicos e falhas construtivas” na obra provocaram a situação.

Procurado pela nossa reportagem, Caravina explicou que a obra foi entregue em perfeita condições pela sua gestão. Para o ex-prefeito a falta de manutenção e reparos pela atual gestão pode ter ocasionado o problema. De acordo com o prefeito, no final de 2020, foi encaminhado pela sua gestão ao IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) um relatório detalhado onde comprova o estado perfeito da obra.

Caravina também questiona se a atual administração fez alguma perícia para comprovar se de fato houve falhas na execução da obra. “Para alegar problemas técnicos e falhas na obra, eles tem que apresentar uma perícia, até porque em caso de falha, a obra está em garantia”, frisou o ex-prefeito.

Caravina ainda rebateu a informação divulgada em um jornal local, que apontou que a obra causou “uma grande voçoroca em meio à pastagem.” De acordo com o ex-chefe do executivo, a erosão no local sempre existiu, e o escoamento para a propriedade citada na reportagem foi autorizado na época pelo proprietário, porque a água já causava erosão no local.

Foto: Cedida

O ex-prefeito ainda alerta, para um futuro problema que pode acontecer, caso a atual administração não faça manutenções na bacia de contenção.

“Esse tipo de obra precisa de manutenção constante, se a manutenção não for feita devidamente, quando chegar dezembro, com as chuvas mais intensas, pode acontecer de estourar o aterro”, alertou Caravina.

O ex-prefeito que hoje ocupa o cargo de secretário adjunto na Secretaria de Infraestrutura do Estado disse que conversou com a Secretária de Infraestrutura de Bataguassu, Wilma Lara e se colocou à disposição para auxiliar na resolução do problema.

Foto: Cedida

A nossa reportagem também entrou em contato com o engenheiro civil, Kelson Luís Ascêncio, responsável pelo setor de engenharia na gestão Caravina. O engenheiro atestou a informação repassada pelo ex-prefeito de que a obra foi entregue em perfeitas condições.

Segundo Kelson, o problema poderia ter sido evitado, se a atual gestão tivesse observado um relatório apresentado pelo setor de engenharia da gestão anterior onde era recomendada a manutenção no aterro da obra. Para o engenheiro a atual administração “aguardou a ruina da obra para manifestar-se.”

Foto: Cedida

Ainda de acordo com o engenheiro, no dia 7 de janeiro deste ano o setor de engenharia da atual administração fez uma vistoria no local e orientou a Secretaria Municipal de Infraestrutura quanto à manutenção preventiva e o fato da água da estrada estar adentrando superficialmente até o dissipador. Kelson apresentou uma imagem capturada pelo atual corpo técnico da prefeitura durante a vistoria que mostra o dissipador ainda preservado.

A reportagem também teve acesso a uma prévia de um relatório elaborado pelo engenheiro que será protocolado na Prefeitura Municipal. No relatório o profissional apresenta um laudo e fotos mostrando as reais condições da obra.

A obra citada, faz parte das galerias de contenção de aguas pluviais implantadas pela gestão Caravina que beneficiou moradores dos bairros Jardim Santa Rosa, Jardim Acapulco, Irmãos Solitto, Novo Horizonte e parte do centro que sofriam com o escoamento das águas das chuvas.

Foto: Cedida

As melhorias teve como objetivo minimizar os transtornos da população em época de chuvas. “As obras realizadas pela nossa administração garantiram uma melhor mobilidade aos bairros além de contribuir para melhor qualidade de vida da população”, destacou o ex-prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB).

Jornal Produção - Todos direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem 4visualweb.

To Top