Nenhum resultado encontrado.
Mato Grosso do Sul

MS anuncia adiamento de dois dias para início de decreto com novas medidas restritivas

Foto: Governo MS

Na noite desta quinta-feira (10), através de comunicado, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciou que as novas medidas restritivas antes previstas para iniciar nesta sexta-feira (11), terão início apenas no próximo domingo (13).

A declaração ainda aponta que o pedido de adiamento de 2 dias para o início das novas medidas restritivas foi um pedido dos municípios.

Novas medidas restritivas

Diante do colapso na saúde em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, o comitê do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) atualizou nesta quinta-feira (10) o mapa de risco para covid e colocou 43 municípios em grau cinza, ou seja, risco extremo de contaminação. Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), essas cidades e terão que fechar todas as atividades não essenciais. O decreto vale de 13 a 24 de junho.

O pedido de adiamento foi feito pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) e também pela Assomassul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Sobre o adiamento, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende abordou que a iniciativa foi tomada para que os municípios possam se adequar. “Demos 48h para os municípios se adequarem às novas regras e a vinculação (dos municípios), a partir de agora será obrigatória”, disse o secretário estadual de Saúde após reunião, nesta noite (10) com o conselho do Programa Prosseguir.

Os municípios do interior e a Capital pediram mais tempo, não apenas para se adequarem às novas regras, também por conta do Dia dos Namorados, um dos períodos do ano com maior aumento de vendas no comércio.

A partir de domingo, dia 13, até o dia 24 de junho, os 43 municípios que se encontram com bandeira cinza terão de retomar o toque de recolher a partir de 20 horas. A venda de bebidas alcoólicas nestas regiões está permitida apenas no sistema delivery e a lista de serviços essencias que estão liberados para funcionar inclui 51 atividades, dentre supermercados, transporte coletivo, bancos, lotéricas e até igrejas e academias. Nos outros 29 municípios com bandeira vermelha também estarão liberadas “atividades não-essencias de baixo risco”, como restaurantes, comércio de bebidas e atividades esportivas.

Jornal Produção - Todos direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem 4visualweb.

To Top