Nenhum resultado encontrado.
Mato Grosso do Sul

Neste fim de semana, toda população adulta de MS deverá estar vacinada, diz secretário de saúde

Fonte: Correio do Estado

Foto: Arquivo / Correio do Estado

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirma que o marco histórico da vacinação pode ocorrer neste fim de semana em Mato Grosso do Sul, quando todas as pessoas acima de 18 anos estarão vacinadas contra a Covid-19 com pelo menos uma dose.

Além disso, Resende ressaltou que 50% da população adulta sul-mato-grossense também poderá ter tomado as duas doses ou dose única até este fim de semana.

“Esse é um marco importante, é o primeiro estado brasileiro a chegar nessa marca”, salientou.

Por fim, o secretário agradece o empenho e parceria das secretarias municipais de saúde, prefeitos e equipes de imunização com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) pelo sucesso no processo de imunização em Mato Grosso do Sul.

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (9) por meio de live transmitida em uma rede social.

Resende afirmou que a imunidade coletiva pode ser alcançada entre o fim de agosto e começo de setembro, caso o Ministério da Saúde entregue as remessas de vacinas regularmente e proporcionalmente.

Sucesso
Líder nacional, Mato Grosso do Sul é o Estado brasileiro que mais vacina com primeira e segunda dose no país, de acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Mato Grosso do Sul tem 62,29% de pessoas vacinadas e 34,61% imunizadas contra Covid-19, de acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pela SES.

Isso representa 1.517.985 sul-mato-grossenses que receberam a primeira dose, 740.533 que receberam a segunda dose e 231.860 que receberam a dose única.

Das 2.641.990 doses recebidas do imunizante, Mato Grosso do Sul aplicou 2.490.377.

Campo Grande tem 57,41% de vacinados e 36,74% de imunizados, segundo dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Este número representa 520.219 campo-grandenses que tomaram uma dose da vacina e 332.860 pessoas que tomaram às duas doses ou dose única.

O Estado supera as médias de vacinação e imunização nacional, que estão em 50,45% e 21,42% da população basileira, respectivamente.

Covid-19 em queda
Com o avanço da imunização, Mato Grosso do Sul registra queda no número de casos, mortes e internações por Covid-19.

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico da SES, a taxa de contágio está em 0,88 em Mato Grosso do Sul.

Estado contabiliza 9.082 óbitos e 360.499 casos confirmados desde o início da pandemia, sendo 703 confirmações e 8 mortes nas últimas 24 horas.

São 443 pessoas hospitalizadas, sendo 174 em leitos clínicos (125 público; 49 privado) e 269 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (214 público; 55 privado).

A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 79%, Dourados em 49%, Três Lagoas 50% e Corumbá 59%.

Existem 17 pessoas à espera de um leito hoje (9) em Mato Grosso do Sul.

Entre os pacientes que aguardam por uma vaga em hospital, 16 são da Central de Regulação de Campo Grande e um da Central de Regulação do Estado (CORE).

Resende celebra o declínio da taxa de contágio, que em junho bateu recorde de 1,14. Entretanto, a taxa de letalidade segue em recorde de 2,5.

“A doença começa a ter um decréscimo significativo em Mato Grosso do Sul, mas isso não é para baixar a guarda”.

Jornal Produção - Todos direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem 4visualweb.

To Top