Nenhum resultado encontrado.
Bataguassu

Em Bataguassu, Fake News criada contra vereador Cleyton Silva vira caso de polícia

Fonte e imagem: Jornal Cenário MS

A montagem feita por um autor ainda desconhecido, e publicada pelo site Cidades na Web, a qual de forma grotesca tirou totalmente a fala do vereador de Bataguassu Cleyton Silva do contexto, virou caso de polícia e agora é investigada pelas autoridades. A fake news é tão óbvia que se torna até caricata, no entanto a intenção de agredir as vítimas – Cleyton e o ex-prefeito Pedro Arlei Caravina – é bem nítida e levanta a possibilidade de um “gabinete do ódio” em Bataguassu, que deve ser cada vez mais utilizado com a proximidade das eleições em outubro.

O vídeo, que é objeto do boletim de ocorrência registrado nesta terça-feira (15) na delegacia de Polícia Civil de Bataguassu, primeiramente foi divulgado em grupos do whatsApp e chegou a imprensa por meio do site Cidades na Web.

Para entender o contexto, o vereador vítima da fake News, é um dos dois vereadores de oposição ao prefeito Akira Otsubo. Cleyton sempre usa a palavra livre, para cobrar o Poder Executivo, cobranças essas que nitidamente incomodam os apoiadores do prefeito.

O grotesco vídeo deixa isso evidente. O conteúdo real do vídeo tirado do contexto é uma cobrança que incomoda o prefeito e seus apoiadores. Em sua fala na sessão do dia 07 de março o vereador Cleyton cobrou explicações sobre a contratação de laudo técnico no valor de RS 88 mil para provavelmente justificar a não conclusão de várias obras deixadas pelo ex-prefeito Caravina, sendo com recurso destinado para a conclusão, que estão paradas há mais de um ano, como o caso do Parque Aquático que mesmo com a auditoria realizada pelo Tribunal de Contas e com um laudo feito pela própria prefeitura no início do ano passado, dizendo que as obras tinham que continuar seu ritmo normal, elas seguem abandonadas.

No vídeo real, que foi gravado e transmitido ao vivo pelo Jornal Cenário MS e também pelo site Cidades na Web, Cleyton diz que não teria sentido contratar uma empresa agora para a realização dos laudos, pois as obras estariam a 1 ano e 3 meses abandonadas, sendo claro que se realizar um laudo neste momento, é obvio que serão encontrados um monte de defeitos pois as mesmas encontram-se abandonadas. O vereador ainda ressalta, e que na visão do prefeito Akira, se ele terminar estas obras, isso ira beneficiar o ex-prefeito Caravina que será candidato a deputado estadual em outubro.

Tirado do contexto de forma criminosa a fake news tentar dar o entendimento que o vereador reconhece que obra do Parque Aquático tem um monte de defeito e que só e só serve para beneficiar o pré-candidato a deputado Caravina.

Do obscuro mundo do WhatsApp, o vídeo foi parar no site Cidades na Web, que mesmo tendo transmitido a gravação do vídeo real ao vivo em sua página no Facebook, postou a fake news lançando dúvida aos seus leitores. O que não deu muito certo, o vídeo teve uma grande repercussão negativa dos leitores, acusando o site de propagar notícias falsas.

Consta ainda no boletim de ocorrência, registrado pelo vereador, que após a repercussão negativa da publicação contra o site, que teve apenas 20 curtidas nas primeiras 24 horas, depois de 2 dias, apareceram mais de 800 curtidas, que foram constatadas pelo vereador o uso de robôs, com o intuito de demonstrar que o vídeo publicado teve grande repercussão.

A publicação do site regional tem curtidas como a do Akqshakimul Akqshakimul, Md Jikrul Hak Jibon, Pranotosh Rana, Md Asadul Habib Dulu, entre outros. Na postagem foram encontrados pela reportagem 795 curtidas de perfis fakes ou robôs que são utilizados para dar números as publicações.

Ainda em depoimento à polícia, Cleyton relata que durante pesquisa sobre quem seria o responsável pelo domínio do site Cidades na Web, consta como titular a pessoa de nome Maria Aparecida Maia que é a atual chefe do gabinete do prefeito Akira.

O vereador cita também no boletim de ocorrência, que deseja representar criminalmente contra os responsáveis pela publicação.

Também citado no vídeo, o ex-prefeito Caravina, disse ao Jornal Cenário MS que é lamentável que esses fatos ainda aconteçam na política, onde montam fake news para desmoralizar as pessoas que pretendem ser candidatos “Isso é demonstração daquela velha política, é lamentável que em 2022 ainda temos esse tipo de politica rasteira” disse.

Jornal Produção - Todos direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem 4visualweb.

To Top