Texto: Gabriel Torres – Arte: Jéssica Torres
Não estamos no Catar, mas estamos aqui para todos os dias de Copa trazer a você, amigo leitor, detalhes e curiosidades dos jogos e das seleções que disputam a Copa do Mundo 2022. Apresentaremos assim o “Produção na Copa”.
Já tivemos a realização de 4 jogos, com 14 gols e algumas histórias para contar. Isso apenas no segundo dia de Copa do Mundo.
Vamos aos detalhes do Grupo A
Na estreia tivemos Catar x Equador
O país sede, nada familiarizado com o futebol, recebeu e perdeu para a organizada seleção equatoriana, que realizou uma boa eliminatória e não me surpreenderia de vê-los nas oitavas. A princípio, corre como uma segunda opção do Grupo A, que tem como favorita a seleção holandesa, que mesmo sem um futebol de brilhar os olhos venceu Senegal por 2 a 0.
Notas principais do Grupo A:
Catar é o primeiro país sede da Copa do Mundo que perdeu na estreia da competição.
O treinador da seleção equatoriana Gustavo Alfaro convocou para a Copa o atleta Kevin Rodriguez, de 22 anos. Até aí tudo bem, mas acontece que o atleta disputa a respeitosa, porém modesta segunda divisão do Campeonato Equatoriano, pelo Imbabura.
Confira abaixo mais números e detalhes de Kevin Rodriguez, conforme apurado pelo Globo Esporte.
Com 89 jogos e 32 gols na equipe azul, Rodríguez foi convocado para completar a nominata em um amistoso contra o Iraque, realizado em Madri e que terminou em 0 a 0. Seu desempenho encantou Gustavo Alfaro, técnico da seleção equatoriana, que fez dele o primeiro jogador da história a sair direto da segunda divisão local para um Mundial.
Por outro lado, se em uma partida do Grupo A foi destacada uma presença, no outro destacou-se uma ausência.
Senegal poderia ter ido mais longe, mas faltou Mané.
Equilibrou o jogo, tentou, criou chances, mas esbarrou na forte seleção holandesa. Não somos videntes, mas sejamos conscientes: Mané fez falta. Poderia ser o homem a ser procurado, tanto por seus parceiros como opção de passe, quanto para a zaga holandesa, que o procuraria em todos os cantos, provavelmente sem sucesso.
Como o futebol se faz do que houve em campo, e não de suposições, vence a Holanda por 2 a 0, com gols em momentos finais. Talvez um empate refletisse melhor o que foi o jogo.
Vamos aos detalhes do Grupo B
Inglaterra x Irã
Chuva de gols!
Ótimo jogo logo pela manhã, para abrilhantar a segunda-feira de Copa do Mundo. O evento foge da lógica e nem mesmo esse dia marcado pela ressaca é ruim.
8 gols, 6 para a Inglaterra e 2 para o Irã.
Como disse: Não sou vidente!
Mas o Irã irá se classificar?
Não irá!
Irão dizer que ainda tem muita bola para rolar, mas a verdade é essa.
Destaque negativo para o acidente entre o goleiro Beiranvand se chocou com seu companheiro de equipe Majid Hosseini.
O goleiro tentou voltar para o jogo, atuou por mais um minuto e pediu substituição. Nas imagens, a Fifa alegou que ele teve uma suspeita de concussão cerebral, segundo informações do Globo Esporte.
Para finalizar a primeira rodada do Grupo B e o segundo dia de Copa, 1 a 1 entre Estados Unidos e País de Gales.
Timothy Weah abriu o placar para o Estados Unidos. Curiosidade: Ele é filho de Goerge Weah, ex-jogador, melhor do mundo em 1995 e atualmente Presidente da Libéria.
Gareth Bale, nos números finais da partida, garantiu o empate para os galeses após converter pênalti que ele mesmo sofreu.
Curiosidade galesa: A seleção volta a disputar uma Copa do Mundo após 64 anos. A última partida que haviam disputado por Copas do Mundo foi no dia 19/06/1958, pelas quartas de final da Copa do Mundo que seria a primeira conquistada pelo Brasil. No Nya Ullevi Stadion, da Suécia, os galeses perderam para o Brasil por 1 a 0. O gol da partida foi marcado por um garoto chamado Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé.
Vejam só quantas curiosidades! E só foram dois dias de Copa do Mundo. Ainda há muito o que viver nesse mês mágico do futebol.