Texto: Gabriel Torres – Foto: Reprodução / TV Brasil
Em pronunciamento, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre o ataque terrorista aos prédios dos três poderes, em Brasília.
A princípio, Lula garantiu que todas as pessoas presentes no ato terrorista serão encontradas e punidas.
“Elas (as pessoas) vão perceber que a democracia garante o direito de liberdade de expressão, mas ela também exige que as pessoas respeitem as instituições que foram criadas para fortalecer a democracia”, continuou Lula.
Lula garantiu em pronunciamento que descobrirá quem são os financiadores dos atos, e afirmou que os mesmos pagarão com a força da lei.
“Vamos descobrir quem são os financiadores dos vândalos que foram à Brasília. Vamos descobrir os financiadores de todos eles. Pagarão com a força da lei por esse gesto de irresponsabilidade, antidemocrático, de vândalos e fascistas”, garantiu Lula.
Em pronunciamento, Lula assinou decreto garantindo intervenção federal no Distrito Federal até o dia 31 de Janeiro de 2023. Segundo Lula, a intervenção na segurança pública é motivada para maior segurança do Distrito Federal, evitando que ações como a de hoje se repita.
O Governador do Estado do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, se pronunciou sobre os ataques terroristas.
“É inaceitável na nossa democracia o uso da violência, o vandalismo e a depredação de patrimônio público e privado em qualquer tipo de manifestações. Não podemos aceitar a afronta à democracia e ao Estado democrático de direito”, disse Riedel.