Nenhum resultado encontrado.
Mato Grosso do Sul

No ano passado, 3.205 pessoas foram atacadas por escorpiões em Mato Grosso do Sul

Fonte: Midiamax – Foto: Pixabay

Durante todo o ano passado, 3.205 pessoas foram atacadas por escorpiões em Mato Grosso do Sul, aponta balanço divulgado pelo Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica).

Com o clima chuvoso e quente da época, o cenário está propício ao aparecimento de animais peçonhentos. Por isso, o alerta é para que sejam mantidos cuidados como manter terrenos limpos, retirar entulhos e evitar o acúmulo do lixo doméstico e materiais de construção.

“Recomendamos também fechar os ralos, colocar o veda porta e telas nas janelas, ter cuidado com a caixa de brinquedo das crianças e verificar calçados, roupas e toalhas antes de usar”, explica Maria Lúcia Ferreira.

De acordo com a funcionária do Civitox, em caso de acidentes o recomendável é lavar o local com água e sabão e procurar a unidade de saúde mais próxima. Os sintomas podem ir de dor local e dormência a salivação, vômito e fraqueza, até convulsões, batimentos do coração reduzidos, dificuldade respiratória e choque.

Em caso de dúvidas, os telefones do Civitox são (67) 3386-8655, 0800-722-6001 e 150. Em Campo Grande, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) também dá dicas sobre manejo quando escorpiões são encontrados em casa.

A principal dica é, sempre que possível, isolar o animal em um pote e ligar para o CCZ para identificação da espécie e orientações. O órgão dispõe de dois telefones disponíveis à população: (67) 3313-5000 e 2020-1796.

Jornal Produção - Todos direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem 4visualweb.

To Top