Texto: Gabriel Torres – Foto: Arquivo – José Roberto Pires
Quem é de Bataguassu e região e já alimentou o sonho de ser jogador de futebol, com certeza conhece o senhor José Roberto Pires, popularmente conhecido como “Zé Roberto”.
Zé Roberto sempre esteve em campo, instruindo e ajudando crianças e jovens que tinham ou ainda tem o sonho de viver de futebol. Em entrevista ao Jornal Produção ele fala sobre o que motivou a tomar a atitude de ser treinador e qual o seu sentimento ao ver garotos que foram treinados por ele realizando o sonho de ser jogador de futebol.
“Na verdade eu nunca tinha pensado em ser treinador. Eu me formei no magistério para dar aula para crianças de 1 a 4 anos, mas eu acabei não querendo seguir carreira, então me ofereceram na época dos ex-prefeitos Adonel, também do Machado, para eu trabalhar com futebol”.
Zé Roberto fala da sensação de ver os garotos realizando seus sonhos e o caminho que percorreu nesses 30 anos como treinador de futebol.
“Fui por esse caminho, cuidando dos meninos, fui treinando. Hoje estou há 30 anos treinando esses garotos. Esse sonho mexe com qualquer criança, ver jogadores famosos, estar nesse mundo é um sonho pra eles. Cada avaliação, ou Campeonato que levamos eles, vemos a alegria deles, dos pais e de toda família. Isso traz uma satisfação muito grande para a gente que está envolvido.”, destaca emocionado o Treinador Zé Roberto.
Zé Roberto com orgulho cita os jogadores que por ele foram treinados e hoje se destacam em cenário nacional.
“Tem o Maicon, que está no Sertãozinho, vai disputar a Série A3, o Felipe que está na Ponte Preta disputando o sub-20 do Paulista, o Igor Ratier que está no sub-20 do Corinthians, o Fernando que está no Suzano, o Dudu que está no São Paulo, o Emanuel está em Brodowski, também o Gustavo e o meu neto Kauan, que estão no Velo Clube Rio Clarense, que nesse início de ano disputaram a Copa São Paulo e o PH Valadão que está na Eslováquia. Para se ter uma idéia, 80% desses rapazes de Bataguassu que hoje jogam bola foram treinados por mim”, destaca com orgulho Zé Roberto.
Zé Roberto ressalta que o sentimento de agradecimento e satisfação é recíproco, pois os garotos que atuam pelo Brasil a fora quando estão em Bataguassu e encontram Zé Roberto, fazem questão de agradecer.
“É um sentimento de satisfação que quando esses atletas estão em Bataguassu eles vão em casa, me dão um abraço, tomam benção, agradecem. Isso é muito gratificante, é uma alegria imensa, porque assim você está contribuindo com a formação de um jogador e também de um homem, para que ele tenha uma carteira promissora”.
Neste fim de semana, os garotos treinados por Zé Roberto chegaram na final da Copinha Mercosul, nas categorias Sub 11 e Sub 12. Além de Zé Roberto, também são responsáveis pela participação de Bataguassu na competição os professores Wilmar, Agnaldo “Testa” e a Liga Bataguassuense de Futebol. As finais serão realizadas neste domingo, a partir das 09h, em Anhumas (SP).
Nota do Jornal:
Gabriel Freire Torres, Diretor do Jornal Produção e o autor desta matéria, teve o prazer de ser treinado por Zé Roberto na infância, e também dividir os microfones da Rádio Definitiva FM. Fica registrado nesta matéria a grande admiração pelo grande profissional, José Roberto Pires, nome forte e providencial para o esporte bataguassuense.