Fonte e foto: CBPM / MS
No fim da manhã da última quinta-feira (02), entrou uma chamada via telefone 193, informando que estava ocorrendo um incêndio na parte elétrica de um galpão de conveniência, que possuía um sistema de energia solar.
Chegando ao local a guarnição iniciou os procedimentos para combater o fogo, desligando todo os padrões de energia e os inversores do sistema de energia solar. Foi verificado que ocorreu um curto circuito que derreteu a fiação e alcançou os inversores. O fogo subiu pela fiação e alcançou as placas no telhado.
Devido não ter um sistema que desligasse a produção de energia nas placas solares, acontecia a reignição das chamas, a guarnição teve que arrancar as placas adjacentes, cortar os fios que conduziam a energia gerada nas placas, para conseguir isolar e extinguir o fogo.
A ocorrência teve duração de 2 horas, como havia o risco de choque foi necessário utilizar para o combate a técnica do “pacote d’água”, na qual o militar regula o esguicho em jato compacto, abre e fecha o esguicho rapidamente formando os pacotes d´agua além extintores de pó químico que havia no local.