Por: Márcio Freitas Quebra – Assescom /Prefeitura de Santa Rita do Pardo
Foto: Divulgação
O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) está promovendo uma capacitação sobre punção e manejo de cateter totalmente implantado (Porth a Cath) aos profissionais de Saúde de Santa Rita do Pardo e do Hospital do Câncer de Campo Grande.
O treinamento é uma iniciativa do projeto HRMS de Portas Abertas para o Ensino, que tem como objetivo promover o aprimoramento de profissionais de saúde de outras instituições.
De acordo com a enfermeira responsável pela capacitação, Adriana Gama, o cateter totalmente implantado normalmente é utilizado quando o paciente não tem condições de acesso venoso periférico, alguma fragilidade na rede venosa ou precisa fazer alguma terapia de longo prazo, muito utilizado em paciente oncológico.
“Nesses casos é realizada a implantação desse dispositivo que é acesso central de longa duração e quem faz a punção, os cuidados com esse cateter são os enfermeiros e para fazer esse procedimento tem que ter um treinamento”, afirmou Adriana.
Para o enfermeiro, médico e prefeito, Dr. Lúcio Costa, a capacitação é de grande importância para os profissionais de enfermagem do nosso município, quanto mais conhecimento, consequentemente vamos implementando uma saúde de qualidade.