Fonte: Bataguassuense – Foto: Reprodução / Redes sociais
Uma ambulância que compõe a Secretaria Municipal de Saúde de Bataguassu ficou parada na rodovia, voltando de Três Lagoas nesta quinta (20) por ter seu pneu furado, e não ter macaco para efetuar a troca de pneus.
Segundo o relato de uma passageira, na ambulância havia 8 pessoas. Entre elas a sua mãe, uma gestante que estava internada há 18 dias por uma gravidez de risco, e um passageiro que havia passado por 5 horas de seções de quimioterapia.
A passageira ainda cita em sua rede social que os pneus da ambulância estavam em condições ruins, e que conseguiram seguir viagem, depois que um viajante vendo a situação, parou e ofereceu ajuda, emprestando o macaco para efetuar a troca de pneus.
Existem 29 itens nos veículos automotores que são considerados equipamentos obrigatórios e a sua falta ou mau funcionamento é infração de trânsito, entre eles o macaco.
A verificação periódica desses itens resulta numa condução mais econômica e principalmente mais segura.
É a Resolução 14/98 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que estabelece os equipamentos obrigatórios para a frota de veículos em circulação.
De acordo com a norma, para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados, a serem constatados pela fiscalização e em condições de funcionamento.
Segundo o Contran transitar com um veículo sem possuir o equipamento obrigatório, com ele inoperante ou em desacordo é infração grave, com multa de R$ 195,23, acréscimo de cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.