Fonte: Campo Grande News – Foto: PM / Campo Grande
Mato Grosso do Sul registrou mais duas mortes por dengue e já soma 19 o total de vítimas da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, de acordo com o último boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde).
As duas últimas mortes são de idosos, uma mulher de 69 anos, moradora de Aquidauana, e de um homem de 90 anos, que residia em Naviraí. Os óbitos ocorreram nos dias 14 e 27 de abril, respectivamente.
As mortes registradas neste ano ocorreram em Três Lagoas (6), Campo Grande (2), Aquidauana (2), Dourados (2), Brasilândia (1), Guia Lopes da Laguna (1), Ribas do Rio Pardo (1), Ivinhema (1), Laguna Carapã (1), Amambai (1) e Naviraí (1).
O Estado se aproxima do total de vítimas registrados ao longo do ano passado, com 24 mortes. Este já é o terceiro pior índice dos últimos cinco anos.
Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 72 estão com alta incidência da doença, quando o índice é acima de 300 casos para cada 100 mil habitantes. Somente Tacuru, nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Aparecida do Taboado, Paranhos, Paranaíba e Iguatemi estão com média incidência, entre 100 e 300 casos por 100 mil habitantes. Conforme o boletim da SES, Mato Grosso do Sul tem 20.160 casos confirmados da doença. Em uma semana, foram 3.359 novos casos, com 11 mortes ainda em investigação.
Em Campo Grande, oito bairros tem alta incidência da doença e prefeitura faz campanha de mobilização de combate ao Aedes aegipty. O mapa de notificações da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais) aponta registros preocupantes no Jardim Noroeste, Portal Caiobá, Chácara dos Poderes, Maria Aparecida Pedrossian, Tiradentes, Los Angeles, Nova Lima e Jardim Tijuca.