Os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 serão divulgados nesta terça-feira (16), para a alegria dos estudantes que fizeram a prova nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado.
Entretanto, segundo o MEC (Ministério da Educação), as notas dos chamados “treineiros”, pessoas que participaram do exame na busca por autoavaliação, sem concorrer para as vagas, serão divulgadas em março.
Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do processo seletivo. Para aqueles que fizeram as provas ‘para valer’, as notas podem ser conferidas por meio da Página do Participante, com o login único da plataforma Gov.br.
Como consultar o resultado?
Para consultar o resultado e as notas do Enem 2023, o candidato deverá acessar a Página do Participante e fazer login na conta Gov.br. Caso não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la.
Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário entrar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma da forma de recuperação, preencher os campos e colocar a nova senha.
Assim, o candidato deverá acompanhar pela Página do Participante o momento em que as notas foram divulgadas. É possível que o site apresente instabilidade logo nas primeiras horas do dia por conta do número alto de acessos.
Redação
O espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. O MEC reitera que os textos são avaliados segundo as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1000 pontos, mas que há fatores que podem resultar em nota zero.
Entre esses fatores estão fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Enem 2023
Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e de iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos).
Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).