A MS Florestal, empresa genuinamente sul-mato-grossense na área de florestas plantadas, vai levar para o município de Bataguassu um projeto social que tem o objetivo desenvolver a produção sustentável unida ao empoderamento de mulheres de baixa renda, especialmente costureiras. Em parceria com Bracell Social, Prefeitura de Bataguassu e Sebrae-MS, o Projeto Dona Della – Costura Sustentável vai proporcionar capacitações e oportunidades de negócios no segmento da costura a partir do reaproveitamento de tecidos.
A ideia é criar produtos com uniformes antigos da empresa, que antes iriam para descarte, montando assim uma produção de reutilização criativa. Costureiras que tiverem interesse em participar, receberão capacitações voltadas tanto para o empreendedorismo, quanto no âmbito da sustentabilidade. Elas aprenderão como ressignificar esses resíduos em suas produções e como ter um negócio nessa vertente, incluindo a formação de uma associação.
Quem poderá participar do Projeto são especificamente mulheres residentes em Bataguassu, de baixa renda, e que tenham curso ou algum tipo de experiência em costura. Todas as atividades serão fornecidas gratuitamente. Na semana passada, representantes da MS Florestal se reuniram em um encontro técnico com autoridades locais de Bataguassu e do Sebrae, para discutir detalhes sobre todo o Projeto. A divulgação do edital completo está prevista para fevereiro.
“Este é um projeto com potencial enorme, pois trabalha o fortalecimento das mulheres por meio de produtos que agregam valor ao mercado, unindo o econômico, o social e o ambiental. Essa parceria com a Prefeitura de Bataguassu e o Sebrae, constrói uma base sólida para o desenvolvimento dessa localidade onde a empresa atua”, expressa Marisa Coutinho, gerente de Relações Institucionais, Governamentais e com Comunidades da MS Florestal.
“Esse projeto vem somar o apoio que temos prestado a esse público, estimulando o empreendedorismo e a geração de renda”, ainda expressou o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo.
Para as mulheres de Bataguassu, na segunda-feira, dia 5 de fevereiro, está previsto um café da manhã de apresentação. O evento ocorre a partir das 10h (horário de Mato Grosso do Sul), na sede do Clube da Melhor Idade.
Interessadas devem se inscrever na sede do Centro de Referência (CRAS) em Bataguassu, localizado na Rua São Benedito, 150, no Bairro Jardim São Francisco, ou pelo telefone (67) 3541-1139.
Projeto Dona Della
A primeira edição do Dona Della ocorreu no ano passado no município de Água Clara. Foram mais de 450 mulheres impactadas, incluindo microempresárias em diversos segmentos, além da costura. Dentre elas, a artesã Doane Padilha teve uma experiência com a costura criativa: por um pedido feito pela própria empresa, ela transformou uniformes antigos em necessaires. “Eu aprendi a costurar aos 15 anos. Quem sabe costurar, consegue aprender a fazer qualquer coisa, então quando surgiu a ideia das necessaires feitas com os uniformes antigos, eu topei e deu super certo. O Projeto como um todo é incrível, me ajudou a alavancar minhas ideias e tornar meu sonho realidade”, expressou.
Neste ano, o Dona Della também está previsto para mais uma edição em Água Clara e ainda em Santa Rita do Pardo, a partir do segundo semestre de 2024.
Serviço
Café da Manhã Projeto Dona Della – Costura Sustentável
Data: Segunda-feira, 5 de fevereiro
Horário: 10h (horário de MS)
Local: Clube da Melhor Idade, Rua Lirio H. Mussi, 155, Residencial Modelo, Bataguassu
Inscrições: Centro de Referência (CRAS) em Bataguassu, Rua São Benedito, 150, Jardim São Francisco, ou no telefone (67) 3541-1139
Sobre a MS Florestal
A MS Florestal é uma empresa genuinamente sul-mato-grossense que fortalece as atividades de operação florestal do Grupo RGE no Brasil, com ênfase na silvicultura, desde o plantio do eucalipto até a manutenção da floresta. A MS Florestal é comprometida com a filosofia empresarial dos 5Cs, de que tudo o que fazemos deve ser bom para a Comunidade, para o País, o Clima e para o Cliente e só então será bom para a Companhia.
Sobre o Bracell Social
Bracell Social é um programa de investimento social, alinhada às diretrizes do Grupo RGE, norteado por 3 pilares (3E’s – Educação, Empoderamento e Bem-estar). São realizados projetos que contribuem com o desenvolvimento das comunidades locais, conectando a inclusão social e a sustentabilidade, de modo que as pessoas possam desenvolver suas capacidades individuais e ter acesso a oportunidades para uma vida melhor.