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Tupperware

Tupperware anuncia que está falida: como marca de potes de alimentos entrou em colapso

Fonte: BBC – Foto: Getty Images

A empresa americana Tupperware, fabricante dos icônicos potes de plásticos, anunciou que está falida.

A companhia afirmou que solicitará autorização judicial para iniciar a venda do negócio sem encerrar as operações.

A empresa de 78 anos tornou-se sinônimo de armazenamento de alimentos a tal ponto que muitas pessoas usam seu nome para se referir a qualquer recipiente de plástico, mesmo de outras marcas.

Os produtos Tupperware são vendidos em pelo menos 70 países.

Entretanto, a Tupperware tentou, sem sucesso, reposicionar-se no mercado e renovar seus produtos para agradar um público mais jovem.

Após um breve aumento nas vendas durante a pandemia, quando mais pessoas cozinharam em casa, a demanda continuou a cair.

Segundo o repórter de negócios da BBC Peter Hoskins, o crescimento do custo das matérias-primas, o aumento dos salários e os custos de transporte também vinham afetando suas margens de lucro.

As ações da Tupperware caíram mais de 50% esta semana após a notícia de que a empresa planejava entrar com a falência.

Há longas negociações em curso entre a Tupperware e seus credores sobre como administrar mais de US$ 700 milhões (cerca de R$ 3,8 bilhões) em dívidas, segundo relatos.

No ano passado, a empresa alertou que poderia ir à falência se não levantasse rapidamente novos fundos.

“Nos últimos anos, a posição financeira da empresa foi severamente impactada por um ambiente macroeconômico desafiador”, disse Laurie Ann Goldman, diretora executiva da Tupperware, em comunicado aos investidores.

Além de vender produtos em seu site, a empresa ainda utiliza um modelo de comércio direto, onde as pessoas ganham uma porcentagem dos produtos que vendem.

Em anos recentes, a empresa também começou a vender seus produtos na rede americana de lojas Target, procurando atrair clientes mais jovens e outras redes semelhantes em todo o mundo.

A empresa também ampliou sua linha de utensílios de cozinha, projetando itens como uma espécie de churrasqueira que funciona no micro-ondas.

‘A festa já acabou’

As estratégias para salvar a empresa não tiveram o resultado esperado.

“A festa acabou há muito tempo para a Tupperware”, diz Susannah Streeter, diretora de mercados da consultoria Hargreaves Lansdown.

“As mudanças no comportamento dos consumidores fizeram com que seus produtos saíssem de moda. Os consumidores começaram a se afastar dos plásticos e a encontrar formas mais ecológicas de armazenar alimentos.”

Neil Saunders, diretor-gerente de varejo da consultoria GlobalData, afirma que a Tupperware “não acompanhou os tempos em termos de seus produtos e distribuição”.

Saunders aponta que o método de vendas diretas através de festas da Tupperware “não se conecta” com os clientes mais jovens, e que mesmo os clientes mais velhos que “se lembram da Tupperware em seu apogeu” mudaram.

A Tupperware disse em comunicado em março que, em 2022, sua força de trabalho com vendedores diretos diminuiu 18% em comparação com 2021.

A empresa também foi afetada por políticas de isolamento social na China devido à pandemia de covid-19, o que impactou fortemente o acesso a todos os tipos de produtos.

Streeter observa ainda que “sérios reveses” nos relatórios financeiros da Tupperware também tiveram um impacto negativo na empresa, incluindo a divulgação incorreta de resultados em 2021 e 2022.

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