Fonte: Cemtec – Governo MS / Foto: Juliana Rocha
Um levantamento feito pelo Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), registrou que nos primeiros 5 dias de janeiro, Bataguassu já registrou 59,8 mm de chuva. A média histórica do município para o mês de janeiro é de 226,2 mm. Desta forma, o município já atingiu 26% da sua média mensal.
Outros municípios do estado estão em maior situação de alerta, conforme os dados divulgados pelo Cemtec. São eles: Campo Grande, Coxim, Costa Rica, Corguinho, Ribas do Rio Pardo, Dois Irmãos do Buriti, Bela Vista e Itaquiraí.
Estes oito municípios acima citados já atingiram mais da metade da média histórica prevista para o mês de janeiro. A situação mais alarmante é a da capital, Campo Grande, onde a chuva já atingiu 204,2 mm. Este total corresponde a 88% da média histórica prevista para o mês de janeiro.
Confira abaixo o painel com um panorama de algumas cidades de Mato Grosso do Sul.
Em entrevista ao portal de notícias do Governo de Mato Grosso do Sul, Vanessa Fernandes, meteorologista responsável pelo Cemtec, relatou sobre o que se esperava das chuvas e a surpresa com o atual cenário.
“As chuvas foram previstas na segunda-feira (2), porém o acumulado nos surpreendeu, em especial em Campo Grande. Esse volume todo foi causado por uma frente aliada a um intenso transporte de umidade que chegou ao Mato Grosso do Sul”, explica.