Fonte: Campo Grande News
O ex-delegado-geral da Polícia Civil em Mato Grosso do Sul, Milton Watanabe Tocikazu, 72 anos, morreu enquanto caminhava no Parque das Nações Indígenas, na manhã desta sexta-feira (24), em Campo Grande.
Conforme apurou o Campo Grande News, Watanabe caminhava sozinho no parque quando passou mal, por volta das 7h10. A força tática da Polícia Militar tentou reanimar a vítima por 20 minutos antes da chegada dos bombeiros.
A viatura Ursa (Unidade de Resgate e Suporte Avançado) do Corpo de Bombeiros foi acionada. Os socorristas continuaram com as manobras de reanimação, mas o ex-delegado sofreu parada cardíaca e morreu no local.
A perícia foi acionada e a área isolada. Policiais civis da 3ª Delegacia de Polícia estão no local. Abalados, familiares estão no local, mas sem condições de conversar com a imprensa. Outros delegados chegaram no parque depois que souberam da notícia.
Nomeado no estado em 1984, três anos depois já era diretor do Departamento de Polícia Técnica, entre 1987 e 1988, cargo para onde voltou entre 1990 e 1991, quando passou a ser coordenador de perícias até 1992 .
Também assumiu a Disciplina da Academia de Polícia do Estado, foi delegado titular do 7º Distrito Policial, do 1º DP e do 6º Distrito Policial, além de diretor de Polícia Especializada e superintendente da Sejusp. A aposentadoria veio em junho de 2008.
Em nota, A polícia Civil lamentou a morte com “profundo pesar”, esperando “que sua memória seja perpetuada na história como um homem de serviço, um grande líder, dedicado a lutar pela verdade, justiça e pela Segurança Pública de Mato Grosso do Sul”.
Em suas redes sociais, o Secretário de Governo e Gestão Estratégica do Estado do Mato Grosso do Sul, Pedro Arlei Caravina, manifestou seus sentimentos.
“É com pesar que recebi a notícia da morte do Delegado de Polícia aposentado, Milton Watanabe Tocikazu.
Quando assumi o concurso como delegado de Polícia, Dr Milton era delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. Delegado desde de 1984, foi membro da primeira turma de delegados de Polícia do MS e prestou relevantes serviços em prol da segurança pública do nosso estado.
Neste momento de dor, externo meus sentimentos e me solidarizo com toda a família e amigos”, disse Caravina.
Segundo a nota, ainda não há horário para início do velório nem local definido.