Fonte: Jornal Cenário MS – Foto: Jéssica Torres
Na noite desta terça-feira, dia 11, a Polícia Militar de Bataguassu atuou no salvamento de um bebê de apenas 11 meses no Distrito de Nova Porto XV em Bataguassu.
A ação contou com o apoio da equipe de resgate do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o registro da ocorrência, os pais chegaram ao prédio da PM por volta das 23 horas, com o bebê nos braços, já desmaiado e com aparentes sinais de insuficiência respiratória.
A criança apresentava pele arroxeada e relaxamento muscular. Os militares suspeitaram que o bebê estivesse engasgado e iniciaram o atendimento aplicando a técnica de tapotagem, manobra realizada com a mão posicionada em formato de concha sobre o tórax da criança, utilizada para auxiliar na mobilização da secreção nos pulmões.
O primeiro socorro oferecido surtiu efeito e o bebê expeliu sangue e secreção pela boca, voltando a respirar, mesmo que de maneira fraca e pausada, recuperando o tom natural da pele e os movimentos do corpo.
Em seguida os militares conduziram os pais e o bebê para a cidade de Bataguassu na viatura da PM.
A equipe de resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada e recebeu a equipe da PM, os pais e o bebê, já na entrada da cidade.
A criança foi entregue aos cuidados do comandante da equipe de bombeiros e conduzido até o Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia onde passou por atendimento médico, foi internado e já não corre risco de vida.
Segundo o registro da equipe dos bombeiros, uma crise convulsiva causou a obstrução respiratória na criança.
O bebê salvo é Gabriel Konrad. Gabriel vai completar 1 ano de vida no próximo dia 11 de maio.
Gabriel foi salvo graças a ação rápida do Terceiro-sargento, Santos e do Cabo Hugo da 7° Companhia de Polícia Militar, além dos Soldados, Dourado e França e do Cabo Salentim, do 17° Subgrupamento de Bombeiros Militares de Bataguassu.