Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul terá sua primeira indústria de beneficiamento de amendoim. Após as negociações intermediadas pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a cooperativa Casul formalizou à Prefeitura de Bataguassu o pedido de doação de uma área de 60 mil metros quadrados para a instalação de uma unidade industrial de secagem e beneficiamento de amendoim e de soja, com investimento de R$ 117,52 milhões. A indústria começa a ser construída em 2024 e deve entrar em plena operação até 2028, com geração de ao menos 200 empregos no município.
A entrega do ofício formalizando a solicitação e o investimento da cooperativa foi realizada pela diretoria da Casul na tarde desta terça-feira (30) ao prefeito Akira Otsubo, de Bataguassu. “Hoje foi confirmado o investimento da Casul, com o pedido de doação de um terreno por parte da prefeitura de Bataguassu para a instalação de uma beneficiadora de soja e também de amendoim, a primeira no Estado. Essa ação é resultado do Procoop, que é o nosso Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo no Mato Grosso do Sul. Também mostra a diversificação da base produtiva com a expansão da cultura do amendoim no Estado, com mais uma alternativa de produção e de agroindustrialização”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.
O secretário-executivo de Desenvolvimento Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta e o secretário Jaime Verruck acompanham há dois anos as negociações da Casul com o Governo do Estado e a prefeitura de Bataguassu. “Os investimentos da Casul para ampliação de sua atuação em Mato Grosso do Sul já foram aprovados em assembleia. A cooperativa já conta com uma loja de insumos em Paranaíba e em Bataguassu”, lembra Beretta.
Ele reforça que o Governo do Estado trabalha intensamente na diversificação das atividades produtivas. Em 2021, uma equipe técnica da Semadesc foi até a região de Bataguassu, para reunir produtores, investidores e discutir a produção de amendoim no Estado. “O fomento à cultura do amendoim segue a política estratégica de aumentar nossa cesta de produtos agrícolas. Estamos verificando o crescimento do plantio do amendoim na Costa Leste, onde há solo favorável para esse tipo de oleaginosa. Importante destacar que essa expansão está sendo verificada em áreas de pastagens degradadas e que estão sendo reformadas para a agricultura”, finalizou.