Fonte: Midiamax – Foto: Nathália Alcântara
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de intensidade da onda de calor para Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira (20) região enfrente temperaturas 5°C acima da médica histórica, com risco de morte por hipertermia, quando o corpo não consegue mais controlar a alta temperatura corporal.
Todos as 79 cidades estão no aviso, válido até 18h de domingo (24). A meteorologia indica que cidades podem chegar ao recorde de calorão de 43 a 45°C nos próximos dias.
Segundo a meteorologista do Inmet, Helena Balbino, a massa de ar quente e seca acontece devido a um bloqueio atmosférico, que predomina principalmente em altos níveis de atmosfera, dificulta a entrada de frentes frias.
“A umidade e o calor provenientes da região mais equatorial permanecem na porção mais oeste da América do Sul. Em grande parte do Brasil, permanece essa bolha de ar quente e seco”, descreve.
Apesar de altas temperaturas ao longo do ano no Estado, o aviso vermelho indica grande perigo diante da temperatura, com alto risco de incêndios florestais e à saúde.