Fonte: Campo Grande News – Foto: Jéssica Torres
Mato Grosso do Sul teve a presença de 12 cidades com os menores índices de umidade do ar nesta segunda-feira (6). Com base nas últimas 24 horas, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), são 13 estações localizadas no Estado que ficaram abaixo dos 20%.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60 e 80%. Quando o índice aponta níveis abaixo de 20%, a situação é considerada emergencial.
O menor índice foi registrado em Coxim, na região norte de Mato Grosso do Sul, com 13%. Campo Grande, Amambai e Porto Murtinho tiveram registrado 14% na estatística. A orientação para a população neste caso é evitar exercício físico nos horários mais quentes do dia entre às 10h e 16h.
O Inmet publicou nesta manhã alerta amarelo de baixa umidade relativa do ar para os 79 municípios. Ele prevê índice de umidade entre 20% e 30% com baixo risco de incêndios florestais e à saúde. A vigência é até as 20h30 (de MS).
Conforme explicação do meteorologita Heráclio Alves, do Inmet, a razão para a baixa umidade relativa do ar é uma massa de ar seco que atua no Estado. “Além de reduzir a umidade, ela aumenta a temperatura e deixa o céu com pouca ou nenhuma nebulosidade”.
Confira abaixo a lista completa das baixas umidades em Mato Grosso do Sul:
Coxim – 13%
Amambai – 14%
Campo Grande – 14%
Bataguassu – 15%
Jardim – 15%
Nhumirim (Corumbá) – 15%
São Gabriel do Oeste – 15%
Miranda – 16%
Ponta Porã – 16%
Corumbá – 17%
Maracaju – 17%
Rio Brilhante – 17%
Previsão do tempo – A tendência é que seja uma semana de forte calor em todo o Estado. A nova onda de calor deve fazer os termômetros chegarem a 40ºC. A máxima deve chegar nesta segunda-feira (6) aos 36ºC em Campo Grande. Para terça-feira a máxima prevista é de 38ºC. Na quinta-feira, há possibilidade de pancadas de chuva, freando a temperatura, com máxima de 31ºC, mas a semana pode terminar com calorão de 37ºC.