Dengue

Governo de MS distribui 69.570 doses de vacina contra a dengue para municípios; 675 foram destinadas a Bataguassu

Fonte e foto: Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), recebeu no sábado (10) do Ministério da Saúde  69.570 doses de vacina contra a dengue e começou a distribuição para atender 76 municípios do Estado. Os imunizantes chegaram à sede da Coordenadoria de Imunização da SES no final da manhã em dois voos comerciais, sendo a primeira com 42.740 doses e a segunda com 26.830 doses. E a partir das 13 horas, os representantes das secretarias municipais de saúde começaram a receber as doses da vacina. 

O secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões, declarou que a distribuição começou imediatamente a chegada das doses. “Estávamos com uma grande expectativa da chegada das vacinas e iniciamos a distribuição para os municípios, para que eles possam dar cobertura vacinal à população selecionada pelo Ministério da Saúde, que são jovens e adolescentes de 10 e 11 anos de idade. Esperamos que com esta vacinação, possamos em breve, ter uma redução da dengue em Mato Grosso do Sul”.
Frederico Jorge Pontes de Moraes, gerente estadual de Imunização, explicou que o Ministério da Saúde, acrescentou mais doses para atendimento integral a faixa etária estabelecida que é de crianças e adolescentes de 10 e 11 anos, na qual se concentra o maior número de hospitalização por dengue e também para atender mais municípios. O esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. 

675 doses da vacina foram destinadas a Bataguassu.

A distribuição das doses pelo Ministério da Saúde aos municípios foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses para a população-alvo conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.

A recomendação é que a vacinação seja iniciada pela administração de D1. As demais doses para D2 serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de 3 meses entre as doses.

Clique aqui para conferir o panorama completo da entrega das doses de vacina para os municípios de MS

Jornal Produção - Todos direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem 4visualweb.

To Top