Nenhum resultado encontrado.
Bataguassu

Chuvas em Bataguassu atingem 10% a menos do que o esperado no mês de janeiro

Texto: Gabriel Torres – (Com informações de Semadesc) / Foto: Jéssica Torres

Informações divulgadas pelo Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) mostra que o mês de janeiro teve chuvas abaixo da média histórica em 41 dos 47 municípios cobertos pela rede de estações meteorológicas do Estado. Bataguassu que possuía 226,2 mm de chuva neste período, teve apenas 202,8 de chuva em janeiro.

Confira abaixo o número de todas as cidades.

A escassez de chuvas é reflexo do fenômeno El Niño, que consiste no aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico e provoca alterações no clima de todo planeta. “O El Niño está ocorrendo, atingiu sua intensidade máxima entre fim de 2023 e início de 2024. As projeções indicam uma desintensificação, portanto é cedo para afirmar que o Inverno será mais seco do que o esperado. Entretanto, estamos com falta de chuvas na época que deveria estar ocorrendo os maiores volumes e isso pode fazer falta depois”, analisa o meteorologista Vinicius Sperling, do Cemtec/MS.

A pouca ocorrência das zonas de convergências do Atlântico Sul – sistema meteorológico que influencia as condições do tempo – também é citada por Sperling como fator para a baixa frequência das chuvas.

A previsão indica 94% de probabilidade para que o fenômeno El Niño continue influenciando o clima no trimestre fevereiro-março-abril. Isso significa que pode ser potencializada a formação e a intensidade das tempestades no Estado. Outro impacto do fenômeno é que pode amplificar as altas temperaturas já registradas no Verão e, consequentemente, gerar novas ondas de calor.

Jornal Produção - Todos direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem 4visualweb.

To Top