Nenhum resultado encontrado.
Bataguassu

Ginecologista do município pede demissão por falta de pediatra em sala de parto: “Todo mundo tem o direito de um nascer seguro”

Texto: Gabriel Torres – Foto: Jéssica Torres

Na noite deste domingo (18), a médica ginecologista Monique Eduardo Aquino, que atende em Bataguassu, anunciou em suas redes sociais o seu desligamento dos plantões de sobreaviso no Pronto Socorro Municipal. Ainda segundo a mesma, ela atenderá até o fim deste mês as consultas já agendadas na Clínica da Mulher.

Como justificativa para a tomada da decisão, a doutora relatou que foram os “vários dias vagos, sem profissional de pediatria na sala de sobreaviso”.

A médica ainda reforçou que todos têm o direito de um nascer seguro, portanto é necessário um Pediatra na sala de parto, sendo agendado ou de urgência.

A demissão foi anunciada para a Secretária de Saúde Ariele Jerônimo na última sexta-feira (16). Segundo o perfil Conecta BTG, outro profissional de saúde já atende no lugar da Doutora Monique nos atendimentos do Pronto Socorro Municipal.

O Jornal Produção entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bataguassu para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Confira abaixo a nota oficial da Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Bataguassu informou que a profissional citada na reportagem procurou a Secretaria Municipal de Saúde para informar que se desligaria dos atendimentos de sobreaviso no Pronto Socorro alegando a ausência de médico pediatra para o acompanhamento de partos.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que desde o mês de agosto de 2022, apenas um médico pediatra presta sobreaviso no Pronto Socorro e que apesar da dificuldade em contratar médicos para tal função, nenhuma gestante ficou sem atendimento nesse período, sendo que em casos necessários, as pacientes são encaminhadas via Core para Três Lagoas e Campo Grande.

A pasta ressalta que o médico ginecologista de sobreaviso no Pronto Socorro não é designado apenas para atender partos e que possui demais obrigações como avaliar as gestantes.A Secretaria lembra que outros dois médicos ginecologistas prestam atendimento de sobreaviso no Pronto Socorro e que após a saída da referida profissional, já houve a sua substituição. Desta forma, atualmente há três ginecologistas atendendo no sobreaviso do Pronto Socorro na especialidade.

A pasta comentou ainda que houve uma reunião com uma nova pediatra que virá residir no município e que na escala médica do mês de março, a profissional já estará atendendo no sobreaviso, com total de dois médicos pediatras a disposição da população.

Jornal Produção - Todos direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem 4visualweb.

To Top