Fonte: G1 / Foto: Bruna Bonfim – G1
Os vereadores da Câmara Municipal de Presidente Prudente (SP) aprovaram, durante sessão ordinária na noite desta segunda-feira (1°), a abertura do processo de cassação do prefeito Ed Thomas (MDB).
O Expediente n° 10/2024 é de autoria do vereador Mauro Marques das Neves (PODE) e, de acordo com a denúncia, trata sobre uma unidade de saúde da Vila Marcondes que deveria ter recebido cerca de R$ 90 mil em emendas impositivas, este dinheiro teria que ser aplicado nos anos de 2022 e 2023.
Confira como cada um dos vereadores votou:
• Votaram “Sim”, pelo recebimento: Demerson Dias (PSB), Douglas Kato Pauluzi (PTB), Enio Luiz Tenório Perrone (DEM), João Barbosa Ferreira (DEM), José Alves da Silva Junior (PODE), Luis Fernando Pinheiro Gesse (PODE), Miriam Brandão (Patriota), Nathalia Barbosa Gonzaga da Santa Cruz (PSDB) e William César Leite (MDB).
• Votaram “Não”, pelo arquivamento: Ivan Itamar da Silva (PSB), Joana D’Arc Patrício do Nascimento (PSB) e Wellington de Souza Neves (MDB).
O presidente da Câmara, vereador Tiago Santos de Oliveira (PTB), votaria apenas para desempate. Além disso, o primeiro suplente de vereador do partido Podemos, Luis Fernando Pinheiro Gessa, foi convocado para esta votação, considerando o impedimento do vereador Mauro Marques das Neves, em decorrência de ser o denunciante.
Após a aprovação do recebimento, o Poder Legislativo procedeu com o sorteio público para os integrantes da Comissão Processante, que ficou definida com a vereadora Miriam Brandão (presidente), Enio Perrone (relator) e Nathália Barbosa (membro).
“A comissão tem até cinco dias para notificar o prefeito de que foi recebida uma denúncia em desfavor dele. Depois, o prefeito vai ter 10 dias para fazer uma defesa prévia, a comissão criará um relatório. Esse relatório vem novamente à plenário depois dessa primeira etapa, é votado novamente e, se for aprovado o relatório feito pela comissão, abre-se um processo de cassação”, esclareceu o presidente da Câmara à TV Fronteira.
A Câmara Municipal também aprovou nove projetos de leis e três projetos de decretos legislativos, durante a sessão ordinária. Os parlamentares prudentinos aprovaram 31 requerimentos de providências e de informações, sete moções, três requerimentos de pesar, um requerimento de cartão de prata e 49 requerimentos de congratulações.
Já no expediente sem votação, foram encaminhadas 60 indicações de melhorias para diversos bairros do município.
As sessões são abertas ao público e transmitidas ao vivo pela internet.