Fonte e foto: Cenário MS
O governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), iniciou nesta semana a implantação do sistema da rede de esgoto no bairro Jardim Campo Grande, em Bataguassu.
Com mais esse investimento previsto, a Sanesul segue cumprindo a missão visando alcançar a meta do governador Eduardo Riedel que é antecipar a universalização do sistema de esgotamento sanitário nos 68 municípios do Estado atendidos pela estatal.
O início das obras foi celebrado pelo deputado estadual Pedro Arlei Caravina, que agradeceu os esforços da Sanesul e Governo do Estado para tornar Mato Grosso do Sul, o primeiro estado brasileiro a universalizar o sistema, saindo na frente da meta exigida pelo novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020), aprovado em 2020.
“Todo esse processo vem sendo construído por articulação do Governo do Estado, que possibilitou a PPP – Sanesul Compartilhada – que por conta da sua operação, Mato Grosso do Sul saiu de um índice de 36% e já atingiu mais de 62% da área de cobertura da população com serviços de saneamento”, comentou Caravina
O deputado ainda destacou a forma de gestão do Governo do Estado, que mediante uma política municipalista vem investindo nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul”.
Com obras em todos os municípios, o governo demonstra a sua sensibilidade em contribuir efetivamente pelo desenvolvimento do Estado a partir de importantes investimentos. O governador Riedel tem investido em todos os 79 municípios do Estado, independente de ideologia partidária dos prefeitos”, ressaltou o deputado.
A PPP, citada por Caravina, é formada pela Sanesul e o Grupo Aegea, e viabilizou a criação da “Ambiental MS Pantanal”, que opera o Plano de Saneamento Básico.
As obras em Bataguassu devem durar por 45 dias. Pelo cronograma da empresa, o próximo bairro de Bataguassu a receber os investimentos é o Jardim Vila Nova.