Bataguassu

Em Bataguassu, “Profeta” descumpre medida protetiva e é preso

Fonte: Jornal Cenário MS / Foto: Polícia Civil

O “Profeta” foi denunciado por ameaça, perseguição e tortura psicológica

Vinicius Maciel, de 30 anos, autointitulado ‘Profeta’ e conhecido pelas lives que misturam discursos religiosos e políticos, ao lado do prefeito de Bataguassu, foi preso na tarde desta quarta-feira (5). 

Vinicius estava sendo investigado pela Delegacia de Atendimento à Mulher de Bataguassu depois que a ex-companheira o denunciou por ameaça e descumprimento de medida protetiva. 

A vítima, possuia medida judicial que obrigava Vinicius a manter distância dela e dos filhos, desde 2023. Em dezembro do último ano, o rapaz já havia sido preso sob a mesma acusação, mas foi posto em liberdade pela Justiça, dias depois.

Mesmo com a medida protetiva em vigor, Vinicius foi até a casa da vítima, no dia 18 de maio e na madrugada do dia 20.

Segundo a denúncia, as visitas aconteceram em tons de ameaça para que a mulher permitisse sua entrada na casa. Vinicius teria afirmando que, se não pudesse entrar na residência, “Deus castigaria” a mulher. O rapaz também teria afirmado que a mulher perderia a guarda dos filhos se não lhe obedecesse.

Entre as torturas psicológicas das quais Vinicius é acusado, haveria a afirmação de que os filhos da vítima estariam doentes por consequência de um “castigo divino“.

A denúncia detalha que o rapaz, que se denomina profeta, quebrou janelas, portas e portão do imóvel, assim como furou o pneu da bicicleta da vítima.

O teor da denúncia, registrada em maio, informou que além da jogar pedras contra a casa da mulher durante a noite, Vinicius a persegue em locais públicos. O jovem usa da crença religiosa da vítima para aplicar agressão psicológica e convencê-la a deixá-lo se aproximar; desobedecendo à ordem judicial que protege a mulher. Segundo o texto, levando a vítima a tentativa de suicídio.

O Jornal Cenário MS apurou que antes da denúncia registrada em maio, Vinicius Maciel já possuia, ao menos, 7 autuações; 4 delas pelo crime de ameaça, 2 por injúria e 1 por violação de domicílio.

Em 27 de dezembro de 2023, quando foi preso pela Polícia Civil de Bataguassu, foi registrada a acusação por quebra da medida protetiva, de ameaçar a jovem reiteradamente com o argumento “a maldição de Deus“, perseguição e dano emocional. Na época, Vinicius foi preso em flagrante, após seguir a vítima até a Delegacia de Atendimento à Mulher de Bataguassu e debochar da situação (a denúncia pela quebra da medida protetiva); Na ocasião da prisão, foi registrado que Vinicius afirmou: 

“Vamos ver se vou ficar preso”

Poucos dias após a prisão em flagrante, o rapaz foi posto em liberdade pela Justiça. 

No início da tarde desta quarta-feira, dia 5 de junho, após pedido de prisão apresentado pela DAM e autorizado pela Justiça, Vinicius voltou a ser preso por descumprir decisão judicial que defere medidas protetivas de urgência, em virtude do registro de ocorrência de ameaça no âmbito da violência domestica apurado no último mês. 

Jornal Produção - Todos direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem 4visualweb.

To Top