Bataguassu

Curso de Direito da UEMS em Bataguassu realizou primeira semana jurídica

Fonte e foto: UEMS

A primeira turma do Curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Bataguassu, realizou a sua primeira Semana Acadêmica Jurídica, de 12 a 17 de agosto. O I Congresso de Direito, Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade (DIDS) ocorreu em homenagem aos 197 anos dos Cursos Jurídicos no Brasil e da campanha Agosto Lilás (Defesa dos Direitos da Mulher).

O Congresso visou a difusão de conhecimentos jurídicos e suas conexões interdisciplinares com outras searas, promoção de debates e formação de pensamento reflexivo e incentivos para um olhar das tendências modernas, onde a academia, poder público, iniciativas privadas, sociedade e seu meio ambiente, possam contribuir com um acesso à cidadania e democracia no processo de desenvolvimento local e regional sustentável, saudável, inovativo e pujante.

O acadêmico e presidente do Centro Acadêmico Jan Antonin Bata (CAJAB), Renato Trevisan, disse que “não é somente os acadêmicos de Direito que ganham com tamanha oportunidade de obter conhecimentos, experiências e visões antes inacessíveis, mas também a própria sociedade de Bataguassu e região, agora, conseguirá participar das transformações sociais e inovações trazidas pela UEMS. A Semana Jurídica é uma riqueza de informações e superou as expectativas de quem frequentou e os acadêmicos já estão muito animados para os próximos eventos”. 

Segundo o coordenador geral do evento, professor doutor Lucio Flavio Sunakozawa, o evento ocorreu graças a união e a participação ativa desde a secretaria, docentes, coordenação e acadêmicos, do Centro Acadêmico Jan Antonin Bata (CAJAB) e da Força Atlética da UEMS de Bataguassu (FAUB), “além de apoio de autoridades, instituições e sociedade, foram fundamentais para uma experiência exitosa em seus objetivos que é de entrelaçar conhecimento, experiências, relatos, debates, vivências e olhares reflexivos no âmbito da academia, poderes e sociedade, principalmente, pensar nas oportunidades que o universitário tem diante do mundo global mas que ocorre a partir dos seus valores e protagonismos locais”, destacou.

Foram registradas as presenças de várias autoridades públicas municipais, estaduais, federais e acadêmicas, docentes, palestrantes, acadêmicos de diversas universidades de MS e SP, inclusive, da convidada para a abertura, Prof. Dra. Erika Ferri (Pró-reitora da PROEC-UEMS). 

Houve a outorga da Moção de Distinção Honrosa Jan Antonin Bata, de acordo a previsão estatutária e aprovação unânime do Colegiado do Curso de Direito, juntamente com o CAJAB e FAUB, dentre outros, para o deputado estadual Pedro Arlei Caravina, promotor de justiça Edval Goulart Quirino, do prefeito municipal Akira Otsubo e do reitor da UEMS Laércio Carvalho , pelas contribuições na criação do Curso de Direito.

A colaboração para a consolidação de uma extensa e qualificada programação, sobretudo, com as temáticas de relevância e atualidade, como os direitos das mulheres, segurança pública, inovação, inteligência artificial, Rota Bioceânica, educação jurídica, sistemas e projetos de sustentabilidade e desenvolvimento, veio de um seleto grupo de palestrantes de prestigiadas instituições locais, estaduais, nacionais e internacionais.

Jornal Produção - Todos direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem 4visualweb.

To Top