Texto: Rubens Urue / Foto: UEMS
A Pró-reitoria de Ensino (PROE) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) informou, por meio de relatório emitido pela Divisão de Ingresso Discente (DIND), os dados do sucesso da Edição 2025 do Processo Seletivo Vestibular institucional: um total de 10.730 inscritos disputarão vagas em 30 cursos ofertados. O recorde consolida a Marca UEMS como a Universidade com o jeito do sul-mato-grossense.
“O resultado do número de inscritos no Vestibular UEMS, demonstra o resultado de um trabalho realizado pela comunidade acadêmica, que direciona suas ações de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização em prol de uma Universidade cada vez mais atuante junto à sociedade” comemora o reitor Laércio de Carvalho.
De acordo com ele, os diversos investimentos do governo do estado de MS, bancada federal, empresas precisas e outras mais instituições públicas, assumem um papel importante “para que a UEMS seja pioneira em diversas frentes do desenvolvimento do estado, bem como, na responsabilidade de integrar os grandes projetos junto a melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, ressalta Laércio.
A Divisão de Ingresso Discente (DIND) avalia que o Processo Seletivo Vestibular UEMS 2025 registrou um aumento significativo no número de inscrições, demonstrando o crescente interesse dos estudantes pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. “Esse resultado é fruto do compromisso da Pró-Reitoria de Ensino em oferecer um processo seletivo transparente e eficiente, além de um investimento contínuo na qualidade do ensino superior oferecido pela UEMS. Com o ingresso de novos acadêmicos, a universidade se consolida como um centro de excelência em educação, fortalecendo ainda mais sua posição como uma instituição de referência no Estado de MS”, afirma Gustavo Ponciano, da DIND/PROE.
As vagas foram ofertadas em cursos diversos: do Direito a Agronomia, de Sistemas de Informação a Psicologia, da Medicina à Engenharia Civil. Nas licenciaturas, vagas para História e Letras.
Datas das Provas
A Prova Objetiva e a Prova de Redação serão realizadas em 24 de novembro 2024 (período matutino), nos municípios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas – todos no Estado de MS.
A UEMS é a Universidade Pública que demarca presença em 30 municípios do Estado.
Novos cursos
Dentro das opções do Vestibular UEMS 2025, as novidades são três novos cursos: Engenharia Civil (Nova Andradina), Fonoaudiologia (Campo Grande) e Terapia Ocupacional (Campo Grande). As respectivas graduações atendem demandas específicas para o Estado de Mato Grosso do Sul, consolidando o papel da UEMS na formação de profissionais em áreas estratégicas.
O curso de Engenharia Civil será ofertado na UEMS/Nova Andradina, no período noturno, com 20 vagas e duração de 5 anos. Os cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional ocorrerão na Unidade Santo Amaro, da UEMS/Campo Grande, no período matutino, com 16 vagas, e duração de 4 anos.
Atendendo às pautas encaminhadas pela sociedade sul-mato-grossense, a UEMS ofertou nos últimos anos cursos com oferta única em alguns municípios e alguns destes cursos foram aprovados para se tornarem de oferta permanente na Universidade, são eles: Direito (Aquidauana), Direito (Jardim) e Psicologia (Coxim).