Nenhum resultado encontrado.
Bataguassu

BATAGUASSU, PORTAL DO MATO GROSSO DO SUL

Por: Profª Regina Maria Freire Oliveira

BATAGUASSU, PORTAL DO MATO GROSSO DO SUL

Estamos no mês do aniversário de emancipação política de Bataguassu. É interessante relembrarmos um fato importante ocorrido em nosso município, na década de 1960, e desencadeou outro episódio tão importante quanto. Refiro-me ao lindo poema em homenagem a nossa cidade denominado “Bataguassu, Portal de Mato Grosso”, escrito por Diva Câmara Martins, o qual se tornou parâmetro para a deliberação do codinome da cidade, que é “Bataguassu, Portal de Mato Grosso do Sul”.

Os estudantes da Rede Pública de Ensino das décadas de 1960 e 1970, costumavam recitá-lo junto a outros lindos poemas de vários autores. Os eventos aconteciam em datas comemorativas e festivas, também durante a “Hora Cívica” escolar. Esse poema, em especial, era trabalhado no mês de dezembro, ocasião do aniversário do município. O codinome de um município é igual aos valores humanos: são imutáveis.

Mas por quê “Portal de Mato Grosso do Sul”?

Em 1966 a professora Diva Câmara Martins escreveu o poema intitulado “Bataguassu: Portal do Mato Grosso”, mas foi na década de 1970 que houve uma gincana escolar com envolvimento da comunidade para escolher o codinome da cidade, sendo eleito, por unanimidade: “BATAGUASSU, PORTAL DE MATO GROSSO”. Em 1977, com a divisão do estado, o codinome mudou para “BATAGUASSU, PORTAL DE MATO GROSSO DO SUL”, mas preservou a sua essência.

Esse codinome é o mesmo que dizer “Bataguassu, porta de entrada do estado de Mato Grosso do Sul”. Essa forma poética e original tem toda uma relação com as características de Bataguassu, tendo em vista ser a primeira cidade após o rio Paraná, ou seja, é literalmente a porta de entrada de Mato Grosso do Sul, portanto o “Portal de Mato Grosso do Sul”. A autora Diva Câmara Martins afirmava que a sua inspiração denotava acolhimento a tantos viajantes, migrantes e imigrantes que chegam de outros estados e tem em Bataguassu a primeira cidade do novo estado, por sua vez revela a hospitalidade de seu povo. O próprio poema, em outras palavras, traduz esse entendimento.

Leiamos, abaixo, o poema original e apreciemos uma das produções literárias da obra de Diva Câmara Martins, a saber:

Bataguassu: “Portal de Mato Grosso”

Viajante que vens de longe, vens
cansado,
imigrante, que vens de longe, vens
sofrido,
Doonde vens, de que país, de que
estado?
Buscas refúgio p’ra o teu corpo
dorido?

Vem, aqui te espera em colosso!
O povo da cidade
Que o nome tem na verdade,
De “PORTAL DE MATO GROSSO”!

Meu amigo, que vens do Ceará,
De Minas Gerais, do Piauí,
Do Rio Grande do Sul, do Paraná,
Da Foz do Oiapoque ou Arroio Chuí.

O povoado em alvoroço
Te recebe com amizade!
Bataguassu, a cidade
Que é o Portal de Mato Grosso!”

Vem amigo, e contempla enternecido
A cidade menina que surgiu
Entre as águas ricas de dois grandes
rios
E agora, tem o seu futuro garantido!

A pecuária é teu reforço!
A lavoura, tua a riqueza!
Grandes matas, tua beleza!,
Oh, “Portal de Mato Grosso”

Bataguassu, terra minha gentil,
Nesses versos pobres, de estudante
Quero cantar teu belo céu de anil.
Teu solo rico e campos verdejantes.

Recebe de um povo moço
Que estuda com grande ardor:
Admiração e muito amor!
Meu “Portal de Mato Grosso”.

(Autora: Diva Câmara Martins, Bataguassu, 1966)

Esta belíssima produção literária, traz uma fotografia do município, enaltecendo sua economia, sua história e seus valores, portanto acaba sendo uma prova concreta de que houve uma legitimidade, uma fundamentação, para dar origem ao codinome “Portal de Mato Grosso do Sul”. O poema acaba justificando e legitimando o gesto que deu origem ao codinome. Um codinome deliberado há mais de meio século, há uma história envolvendo cultura e identidade em torno dessa escolha. Podem passar mil anos e Bataguassu será sempre o “Portal de Mato Grosso do Sul”.

Fontes Bibliográficas:

MARTINS, Diva Câmara, Poema “Bataguassu: Portal de Mato Grosso”, Acervo do Museu Helena Meirelles, f. avulsa, 1966,

. poema: “Bataguassu, Portal de Mato Grosso” .in:__ Jornal Portal de Mato Grosso. Bataguassu, 1990.

SOUZA, Vilma Martins e, Opúsculo: Bataguassu, Portal de Mato Grosso do Sul, 1ª ed. Pres. Prudente, Editora Imprensa Ltda. 1984, 32 p.

Profª Regina Maria Freire Oliveira (Gestora Cultural). Atua no Núcleo de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bataguassu, graduada em Letras pela UNOESTE, Pres. Prudente, graduada em História pela UNECESUMAR de Maringá PR; pós-graduada em Gestão Cultural pela UNB. Possui pós-graduação em Educação Especial com ênfase em Inclusão, pela Universidade Castelo Branco, tendo participado de formações na área de Museologia pela Fundação de Cultura MS e UFMS MS; Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Neto, Pres. Prudente SP.

Jornal Produção - Todos direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem 4visualweb.

To Top