Nenhum resultado encontrado.
Mato Grosso do Sul

Em MS: Juiz determina investigação sobre sumiço de detento condenando a mais de 80 anos de prisão

Com Informações de: Campo Grande News

Foto: Google Earth

O juiz Fernando Chemin Cury, corregedor dos presídios em regime fechado de Campo Grande, determinou a abertura de investigação sobre o sumiço do detento Laudelino Ferreira Vieira, de 43 anos, condenado a mais de 80 anos de pena, que está foragido do EPJFC (Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho) desde 31 de maio. “Lino” trabalhava no setor de limpeza do presídio e não foi encontrado na hora do “confere” das 25 celas do pavilhão no qual cumpria pena.

Indagado sobre o assunto pela reportagem, o magistrado titular da 1ª Vara de Execução Penal,  informou a determinação de abertura de pedido de providências. É uma espécie de apuração preliminar, em que a Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário) vai ser ouvida sobre o desaparecimento do preso.

Depois, o documento ser encaminhado ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), a quem cabe concluir os trabalhos, se for o caso, denunciar responsáveis por conivência ou facilitação da fuga. Esse crime especificamente tem pena prevista entre seis meses e dois anos.

Se houver envolvimento de servidor publicado, também pode haver enquadramento em corrupção passiva. O presídio só tem uma saída de serviço e dos presos, por isso é considerado improvável que alguém escape sem a participação de algum servidor.


Busca por imagens

Na semana passada, a Agepen informou estar investigando como tudo aconteceu. O serviço de monitoramento por câmeras de vídeo estava em rastreamento. Não há informações tornadas públicas sobre a identificação de movimentação de saída do preso, seja a pé ou em algum carro de serviço, como se suspeita.

Jornal Produção - Todos direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem 4visualweb.

To Top