Nenhum resultado encontrado.
Bataguassu

Autoridades esclarecem detalhes sobre o tomógrafo de Bataguassu; governo de MS irá auxiliar no conserto

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde irá liberar 200 mil reais para ajudar o município de Bataguassu a custear o conserto do aparelho de tomografia da cidade, segundo informa o Jornal Notícias em Rede.

A informação foi confirmada ao consórcio de imprensa Notícias em Rede, Cenário MS e Jornal Produção, pelo secretário de saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende.


O tomógrafo que estava sem funcionar há mais de um mês, quando apresentou problemas. Conforme apurado pelo consórcio, o aparelho atingiu a marca de 2 mil exames, que é a capacidade máxima permitida, quando isso acontece, uma peça tem que ser substituída.


De acordo com profissionais da área da saúde consultados pela nossa reportagem, essa peça em questão já poderia ter sido licitada pela Prefeitura no início do ano, pois com a alta demanda de exames, devido a pandemia da covid-19, era questão de meses para o aparelho atingir seu limite. Já na questão da manutenção dessa peça, ela é feita apenas quando chega ao limite máximo de exames, o que ocorreu neste ano.


Segundo divulgado pela Prefeitura de Bataguassu até a próxima segunda-feira (05) o equipamento será reparado e estará operando normalmente.


Ex-prefeito deixou recursos em caixa para a Saúde


Conforme divulgado pela prefeitura em um site local, o valor orçado para o conserto do aparelho do tomógrafo é de R$ 394.789,27. A matéria ainda cita que o ex-prefeito, Pedro Arlei Caravina (PSDB) não deixou recursos reservados para a manutenção do aparelho. No entanto, o relatório financeiro com o recursos deixados pelo ex-prefeito, desmentem a informação.


Conforme o relatório, quando o Prefeito Akira Otsubo (MDB) assumiu a prefeitura o mesmo a recebeu com R$ 44.133.000,00 milhões em caixa, dividido entre recursos de custeio, recursos vinculados a obras em andamentos e recursos para novos investimentos. Somente o fundo municipal de saúde ficou com o saldo de 2.423.720,35 milhões que poderiam ser usados para o conserto do aparelho.


Tomógrafo foi indicação do ex-prefeito Caravina e da ex-secretária de Saúde Maria Angélica


A informação de que o aparelho de tomógrafo foi adquirido com recursos de um acordo judicial firmado entre o Ministério Público do Trabalho e a indústria Marfrig Alimentos, divulgada nas redes sociais e em sites locais, foi confrontada por membros Vara do Trabalho de Bataguassu.


A nossa reportagem entrou em contato com a Vara do Trabalho de Bataguassu, que informou o tomógrafo é fruto de uma ação Civil Pública contra a Usina Aurora de Anaurilândia.
De acordo com Juliana Maria Boverio, diretora de Secretaria da vara do Trabalho de Bataguassu, o tomógrafo foi destinado ao município por indicação da administração da época.


“Como o valor da ação era bem alto, o Dr. Antônio fez contato com a administração para saber qual era a necessidade da saúde, então na época a Secretária de Saúde, Maria Angélica e o Prefeito Caravina, indicaram que seria interessante que a saúde tivesse um aparelho de imagem para atender a necessidade da população que sempre se deslocava para outras localidades para realizar os exames. Então, foi feito um acordo com o empresário, para entregar o tomógrafo para a Prefeitura de Bataguassu e uma ambulância UTI para a Prefeitura de Anaurilândia.” esclareceu.


Ainda de acordo com Juliana, o aparelho foi doado para atender toda a população de Bataguassu, Anaurilândia e Santa Rita do Pardo, cidades que fazem parte da Jurisdição da Vara do Trabalho de Bataguassu.

Jornal Produção - Todos direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem 4visualweb.

To Top