Nenhum resultado encontrado.
Bataguassu

Pais, amigos e simpatizantes da causa autista clamam pelos seus direitos através de passeata em Bataguassu

Foto: Jéssica Torres / Jornal Produção

Neste dia 02 de Abril se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em Bataguassu, uma passeata com familiares, amigos e simpatizantes da causa autista lembrou a data como forma de reivindicar cada vez mais os seus direitos.

Curiosidade

Os autistas possuem prioridade em filas, assim como outros direitos, embora estes não recebam a devida publicidade, de forma que muitos pais ou responsáveis por autistas não saibam.

Grupo – Causa autista

Em Bataguassu, um grupo de apoio a causa autista iniciou os trabalhos no ano de 2021 como forma de conscientização dos direitos do autista em estacionamentos, no comércio local, em filas. Em entrevista ao Jornal Cenário MS, Sandra Maria, coordenadora do grupo “Pais, Amigos e Apoiadores do Autismo”, ressaltou esse discurso e a importância de ser levado até a população através da passeata.

Leis de apoio a causa autista

Em entrevista ao Jornal Produção, Jéssica Gomes, mãe de Bernardo, criança autista, relata a vivência nessa realidade e a importância das conquistas da causa autista.

Sobre a lei de apoio aos autistas, Jéssica relata: “Será importante para prioridades em atendimento, uma vez que se demorar em algum lugar ele pode acabar ficando nervoso, será importante para as pessoas também entenderem e respeitar”.

Sobre como a sociedade pode colaborar com a causa autista, Jéssica ressalta: “Não é fácil, pois temos nossas preocupações diferenciadas de uma criança neurotípica. A sociedade pode estar colaborando com o respeito, empatia e etc”.

Sobre o seu relato pessoal com Bernardo, Jéssica relata a descoberta do Autismo no filho com as suas atitudes: “O Bernardo tem atraso na fala, gostava de brincar com rodas, empilhar, colocava os brinquedos em fileiras. Procuramos um neuropediatra, mas já sabiamos que o autismo estava ali. A partir de então começamos os tratamentos necessários. Bernardo tem hipersensibilidade a textura, roupas, a audição. Mas com muita paciência, carinho de todos nós e aos profissionais que nos ajudam, vamos lutar a luta dele”.

Jéssica finaliza com um recado para os pais de autistas: “
Queria deixar um recado para os pais que tem filhos com traços de autista, para procurar ajuda médica, pois quanto mais cedo começar um tratamento, melhor para o desenvolvimento. Deus dá filhos especiais para pais especiais. Não é um fardo, é um presente. Então, não há o que se questionar, e sim, apenas agradecer. Bernardo é nossa Luz de todos os dias.

Em nível nacional, a Lei N° 13.977, denominada Lei Romeo Mion, estabelece a emissão de uma Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O nome foi inspirado em Romeo, filho do apresentador global Marcos Mion.

Em nível municipal, uma lei de 2020, de autoria do vereador Cleyton Silva (PODEMOS), proíbe o barulho nos fogos de artifício, dessa forma beneficiando pessoas com o espectro autista e idosos.

Jornal Produção - Todos direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem 4visualweb.

To Top