Santa Rita do Pardo

Santa Rita do Pardo inova a nível regional com inauguração de Sala Maker para alunos da Rede Municipal de Ensino

Fonte e imagem: Assessoria – Santa Rita do Pardo

A Prefeitura de Santa Rita do Pardo através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer inaugurou a primeira Sala Maker da região para os alunos da Rede Municipal de Ensino. A estrutura da mesmo conta com 40 kits de montagem de protótipos, 01 impressora 3D e 01 impressora a laser.

A sala maker – termo em inglês que significa fazer – tem como intuito transformar os espaços de aprendizagem. Isso faz com que a escola se torne um lugar para a experimentação, aprendizagem criativa e prática do conhecimento.
Cada vez mais incorporado ao mercado de trabalho e à sociedade em geral, o chamado movimento maker, ou método de experimentação “mão na massa”, aparece na educação como uma prática que favorece os processos de investigação e construção de saberes.

Para acompanhar as demandas dos estudantes das novas gerações, novos conceitos e metodologias surgem para associar o ensino à inovação. Nesse contexto, a educação maker emerge com o grande potencial de engajar os estudantes em atividades de aprendizagem muito diferentes da educação tradicional.

Todos os segmentos da Educação Básica e todas as áreas de conhecimento podem se apropriar das ações experimentais do movimento maker para potencializar a aprendizagem dos estudantes. Lembrando, aqui, da importância da intencionalidade pedagógica em todas as práticas realizadas. Ou seja, a implementação de práticas maker no projeto pedagógico não pode fugir das exigências curriculares, devendo ser uma combinação entre teoria e prática.

Através da Sala Maker, o aluno se torna protagonista do processo de construção do seu conhecimento, tomando decisões e conduzindo o desenvolvimento dos projetos. Ele deixa de ser ouvinte passivo e atua com criticidade na construção do saber.
O potencial criativo é irrestrito e proporciona o desenvolvimento dos estudantes em todas as dimensões formativas: intelectual, socioemocional, ética e cultural. Criatividade, pensamento crítico, trabalho em equipe, resiliência ao erro, colaboração e empatia são algumas das diversas habilidades potencializadas pelas práticas maker.

O prefeito Dr. Lúcio (PODEMOS) manifestou o sentimento pelo investimento feito no município. “É uma alegria muito grande ver os investimentos que a nossa gestão faz na educação, ver os resultados e a alegria dos nossos alunos com tamanhas inovações que estamos trazendo para Santa Rita do Pardo. Em conjunto com a Secretaria de Educação nossa gestão já entregou novos uniformes, kit escolar, merenda de qualidade além das aulas de inglês no atual quadro curricular que influencia diretamente na inserção da educação Maker para os nossos alunos”, disse o prefeito.

Jornal Produção - Todos direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem 4visualweb.

To Top